quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ata da Reunião de 22 de maio

Na reunião foram discutidos os seguintes pontos:
  • balanço do simpósio

  • consolidação da lista de e-mails

  • blog

  • plano de trabalho

- A realização do simpósio foi constantemente destacada como algo muito importante para o grupo, já que foi o momento de compartilhar o resultado dos encontros, discussões e trabalhos ocorridos durante seus três anos iniciais. A apresentação de trabalhos em simpósio é, portanto, um momento dentro de um processo no qual as reuniões do grupo são fundamentais e, por isso, uma coisa ficou vinculada com a outra, ou seja, participar do simpósio apresentando trabalho é uma possibilidade aberta apenas aos freqüentadores do grupo.

As observações, impressões e conclusões feitas pelos organizadores do simpósio foram bastante discutidas e comentadas. De maneira bem geral serviram para pensarmos as relações dos que fazem parte do grupo entre si (sobretudo comunicação e em muitos sentidos) e do grupo com as instâncias institucionais. Há um desejo compartilhado por todos de construir um diálogo também com instituições não universitárias.

- A lista de e-mails será atualizada (incluindo novos nomes e consultando os que estão na lista sobre o desejo de continuarem recebendo as mensagens), o Said ficou com esta tarefa;

- Como uma forma de manter os componentes do grupo e interessados em contato e informados foi sugerida a criação de um blog. O Leandro já enviou e-mail informando sobre o andamento da proposta. O blog já existe!

- Todos do grupo julgaram interessante que os encontros contemplem tanto a leitura de textos teóricos quanto a leitura/apresentação de trabalhos produzidos pelos freqüentadores do grupo.

As próximas leituras serão uma maneira de aprofundarmos nosso conhecimento sobre um conjunto de referências teóricas e historiográficas fundamentais para pensarmos o campo de questões implicadas no circuito de produção, circulação e recepção de objetos da cultura. Ainda definiremos textos importantes para refletirmos sobre performance, já que a acolhemos a sugestão do professor Tiago, feita no encerramento do simpósio, no sentido de consolidarmos uma reflexão sobre as acepções de um conceito que atravessa todos os trabalhos. A questão já havia surgido em uma reunião do grupo antes do simpósio. O cronograma proposto é o que segue (modificações poderão ser colocadas e discutidas):

  • 19/06 - Estética da recepção ( Iser/Jauss são os autores, os textos serão definidos) – Thiago

  • 03/07 Bourdieu/Ricoeur ( textos serão escolhidos) - Leandro

  • 14/08Chartier, Darnton ( vou apresentar um texto do Chartier, quem poderia apresentar o outro autor?) - Karicia e ....

  • 11/09 – apresentação Karicia, próprio trabalho

  • 02/10 – E. Lovelock, J. Goud ( textos serão definidos) – Cris

  • 30/10 – apresentação Priscila, próprio trabalho

Os textos serão colocados na xerox, acho que ainda temos uma pasta lá.

Ana Karícia

Um comentário:

  1. Oi, pessoal!
    Errata na Ata da Reunião de 22 de maio:
    Os autores a serem discutidos no dia 02/10 são Eric Havelock e Jack Goody.
    Beijos!
    Cris

    ResponderExcluir